Finalidade

No âmbito dos objetivos fundamentais do LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO EM DESPORTO E SAÚDE (LIDS), integram-se os objetivos da UMIS – Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), antes referenciados.

Descrevemos as ações inerentes aos objetivos da UMIS, no que concerne em termos genéricos à inovação e desenvolvimento, sempre numa perspetiva de ênfase à promoção da investigação.

1) Desenvolvimento de estudos na área das ciências da saúde: decorrente da missão e atribuições da ESSS, o desenvolvimento de estudos nas ciências da saúde é assegurado pelos docentes doutorados, particularmente os de carreira e/ou a tempo integral, com formação especializada em cada técnica indicada, através dos seus projetos de investigação e enquadramento de doutorandos e mestrandos, e pelos docentes em fase de doutoramento. Objetiva-se particularmente a aquisição de equipamento que possibilite o desenvolvimento da linha de investigação definida para a escola, o desenvolvimento de trabalhos académicos (de que se salientam os relatórios de estágio, conducentes ao grau de mestre), a publicação de trabalhos / livros, o desenvolvimento de parcerias com outros centros de investigação (Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde – CIIS, do Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Católica Portuguesa), bem como o aumento do potencial de obtenção de financiamento de projetos de investigação.

Neste âmbito, para além dos projetos de doutoramento em curso e dos estudos associados aos presentes projetos, o coordenador da UMIS vem de novo propor o desenvolvimento de um estudo, a partir da análise de conceitos desenvolvidos nos relatórios de estágio do curso de mestrado em enfermagem, mobilizando todas as áreas de especialização. Este é um estudo de análise da metodologia utilizada de forma transversal em todos os relatórios concluídos (até 28 de fevereiro de 2014), bem como do contributo científico, mobilizando uma perspetiva de classificação holárquica do conhecimento (Fawcett, 2005; 2012);