Extensão à comunidade

O desenvolvimento e consolidação dos projetos aqui integrados, sustentam-se na perspetiva apontada pela diretora da ESSS, quando refere “A Escola desenvolve a sua missão mobilizando o potencial humano de que dispõe, através da concretização da visão e valores, sustentada numa orientação estratégica que visa a cooperação com organizações de saúde, educativas e outras, nas áreas da formação pré-graduada, pós-graduada, ao longo da vida, da investigação, da consultoria e de atividades de extensão à comunidade”.

Relevamos a importância dos protocolos que desde longa data a ESSS tem vindo a estabelecer nos diferentes domínios que caracterizam a missão da escola, conforme tabela seguinte.

DOMÍNIOS SAÚDE EDUCAÇÃO NÃO SUPERIOR EDUCAÇÃO SUPERIOR ÁREA SOCIAL OUTROS
NÚMERO 17 9 18 13 11*
        TOTAL          68 

*Inclui Câmaras Municipais e Instituições Bancárias

Promoção da saúde através do desenvolvimento de atividades de extensão à comunidade:

A promoção da saúde através da consolidação da dinâmica decorrente da ESSS enquanto Escola Promotora de Saúde, permite cumprir uma das atribuições mais importantes das instituições de ensino superior politécnico. No contexto da missão da ESSS e em parceria fundamental com as câmaras municipais, organizações prestadoras de cuidados e educativas, desenvolvem-se ações integradas e inclusivas, em todo o ciclo vital e diversos contextos de vida, com base em metodologias que demonstrem a evidência científica.

Os projetos integram a linha de investigação da ESSS e desenvolvem-se no âmbito da prestação de serviços, integrados no domínio da extensão à comunidade; na investigação, conducente a Diagnósticos de situação e Planeamento e desenvolvimento de Intervenções, caracterizadas pela prática baseada na evidência científica. Procura-se cada vez com mais profundidade valorizar a integração do ensino nalguns dos projetos em desenvolvimento, com o estímulo á participação dos estudantes, que embora em número reduzido têm vindo a participar.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR SOLICITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS

Santa Casa da Misericórdia de Santarém

  • Processo de transição situacional. Sofrimento e luto: principais características
  • Vulnerabilidade: riscos associados VS atitude positiva para a mudança Comunicação terapêutica Trabalho em equipa e desenvolvimento de competências para agir em situação de luto. Comunicação de más notícias e reparação: reflexão em torno de casos práticos.

Dias 24 e 25 de novembro de 2015

Duração 7 horas

Destinatários: Colaboradores afetos a serviços de Infância e Juventude, Anciania, Saúde e de Apoio à Família e à Comunidade.

 

Projeto “ Oficina da Reinserção”

O projeto “ Oficina de Reinserção “ pretende apoiar consumidores de substâncias psicoativas e álcool que não iniciaram tratamento ou que ainda não estejam disponíveis para o fazer, bem como pessoas que tenham concluído tratamento terapêutico em comunidade e/ou que estejam a ser acompanhadas em tratamento ambulatório e que se encontrem em processo de reinserção na cidade de Santarém.

O SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências) no âmbito do PRI do concelho de Santarém financia o projeto “Oficina da Prevenção”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo iniciado em maio de 2014 e prorrogado por mais 2 anos até abril de 2018.

Duração previsível do projeto

2 de maio de 2016 a 30 de abril de 2018

  • Santa Casa da Misericórdia de Santarém e Sociedade Portuguesa de AVC

Atividades de rastreio de risco cardiovascular no âmbito da comemoração do dia nacional do doente com AVC, em 31 março, 1 professor e 4 estudantes da ESSS

  • Câmara Municipal do Cartaxo

Semana da Saúde 2016 – 7 a 14 de abril

Participação de Professores e estudantes nas diversas atividades, nomeadamente na Feira da Saúde que ocorreu no dia 9 de abril com a participação em rastreios de saúde e divulgação da oferta formativa da ESSS.

Participaram 3 professores e 6 estudantes na feira da saúde.

Os estudantes em ensino clínico nas USF do Cartaxo, participaram nos diferentes rastreios desenvolvidos com a população,  sob supervisão dos enfermeiros cooperantes.

Agrupamentos de Escolas

  • Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim

Projeto da Sexualidade (Profª Hélia): temáticas relacionadas com ISt’s, Sexualidade e Afetos, Violência no namoro, entre outros – sessões em aulas de 90′ : 4 turmas- 5ºC+8ºA+9º A e B ( dias 26 fevereiro e 11 março);  11 de janeiro, Infeções Sexualmente Transmissíveis, alunos de 7ºano (3 turmas); 22 de fevereiro, Sexualidade e cuidados de higiene,  alunos 5º ano (2 turmas); 22 de fevereiro, Violência no namoro,  alunos 9º ano (2 turmas); 2 de março, Conflitos parentais,  alunos 8º ano (1 turmas)

  • Agrupamento de Escolas da Chamusca: 6ºC (1 turma – dia 21 de abril);  6ºA (1 turma – dia 22 de abril);  6ºC (1 turma – dia 17 de maio);
  • Agrupamento de Escolas da Golegã: 6ºC e B ( 2 turmas -dia 20 de abril); 6ºA (1 turma – dia 21 de abril); 5ºA, C e D (3 turmas – dia 26 de abril); 9º vocacional+ 9º A e B (3 turmas – dia 12 de dezembro)  20 de abril, Sexualidade e afetividade,  alunos 6º ano (2 turmas); 22 de novembro, Sexualidade e afetividade,  alunos 6º ano (2 turmas); 24 de novembro, Sexualidade e afetividade,  alunos 6º ano (2 turmas)
  • Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano
  • Agrupamento de Escolas do Entroncamento
  • Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo

As atividades desenvolvidas nestes contextos inserem-se nomeadamente no âmbito da Escola Promotora de Saúde, domínios da Alimentação, Sexualidade e Promoção da Saúde Mental. Estas atividades inscrevem-se no Plano de Atividades da UMIS em cada ano, mobilizando um número alargado de estudantes, pais e professores, conforme Relatório da UMIS em cada ano (último – 2015), acessível Publicações | Outros Documentos | Relatório da UMIS 2015

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca – EPE

  • “Investigação em Enfermagem – noções breves”

Destinatários Enfermeiros (20+20)

Dias 23, 26 e 27 de novembro / 2015 e 14, 17 e 18 de março de 2016

Duração 21 horas (cada programa)

  • 1º Workshop de Enfermagem na Cardiologia: da prevenção à reabilitação

Dias 13 e 14 de maio de 2016

Participação do Coordenador da UMIS:

– Moderação  de Mesa Redonda: Cuidar da Pessoa com doença cardíaca em situação crítica: múltiplas abordagens, o mesmo cuidar.

  • Avaliação de Posters em equipa

Formação em Supervisão Clínica em Enfermagem – 2016

Organizações de Saúde:

1º Grupo – Hospital Distrital de Santarém + Hospital de Torres Novas (Formandos 30)

2º Grupo – Hospital de Vila Franca de Xira + Hospital Distrital de Santarém + Hospital de Torres Novas (a realizar de 6 a 10 de fevereiro 2017) (Formandos 30)

Centro de Dia da Glória do Ribatejo

  • Rastreio no âmbito da diabetes, participação de dois professores e seis estudantes, maio de 2016

Câmara Municipal de Santarém  

  • Participação no rastreio no âmbito da Diabetes, no dia da Diabetes, em Santarém, com a participação de três professores e oito estudantes. Dia 13 de novembro de 2016.

Centro de Bem estar Social da Zona Alta – Torres Novas

  • Sessão de educação para a saúde – estilos de vida saudáveis, em 06/ 12/ 2016
  • Público Alvo – 18 idosos e 2 assistentes de ação direta
  • 5 estudantes do 2º ano – Estágio II (30º CE)
  • 2 Professores

Departamento de psiquiatria e saúde mental do Hospital de Santarém

  • “INCLUIR  Oficinas para todos e para cada um”, com apoio da fundação EDP

Um professor representante da escola e participam estudantes no âmbito do estágio V

Duração: 2 semestres sendo o primeiro de dezembro de 2016 a maio de 2017