Health Status Indicator: WHOrYOU_ALL– Healthy Aging

Acrónimo: WHOrYOU_ALL
Designação do projeto (PT/EN): Os Indicadores de Saúde: WHO(quem)r(are-são)YOU(vocês)ALL(Todos) Health Status Indicator: WHOrYOU_ALL– Healthy Aging
Código do projeto: N.A.
Objetivo principal: Contribuir para a construção de uma agenda de investigação centrada na análise dos determinantes sociais e de saúde das pessoas ao longo do ciclo de vida com base em territórios geograficamente definidos.
Entidade financiadora/Programa de financiamento: SAICT – Sistema de Apoio à Investigação Cien-tifica e Tecnológica Aviso 02/SAICT/2019 : PI 1.1 – Internacionali-zação – Projetos individuais
Região de intervenção: Região de Saúde Lisboa e Vale do Tejo
Custo total elegível: N.A.
Apoio financeiro da União Europeia: Aguarda-se decisão da candidatura apresentada
Apoio financeiro público nacional/regional: N.A.
Taxas de financiamento:  N.A.
Entidade beneficiária: IPSantarém e parceiros envolvidos
Investigador Responsável: José Amendoeira, Rn, MSc; PostPhD
Parceiros: Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS); Escola Superior de Educação de Santarém (ESES); Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS); Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM). Estão em curso convites a outros parceiros nacionais (Instituições de Ensino Superior; Câmaras Municipais; ACEs e Hospitais – como copromotores) e internacionais (Universidade de São Paulo – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, enquanto Centro Colaborador da OMS; University of Metropolia – Helsinqi-Finland, Universitée de Limoges -France e Universidade VIVES -Bélgica
Equipa: Hélia Dias; Regina Ferreira; Mário Silva; Isabel Barroso; Marta Rosa; Alcinda Reis; Maria Potes Barbas; Teresa Coelho; Maria do Carmo Figueiredo; Paula Pinto; Rita Santos Rocha. A equipa é constituída a partir da consolidação entre o conhecimento especializado e a experiência na conceção e desenvolvimento de projetos financiados no âmbito do PCTA (2012/2015) e da Moderniza-ção dos Institutos Politécnicos (2017/2019), numa matriz que organiza os prérequisitos antes referidos no desenvolvimento dos Health Status Indicators ao longo do Ciclo de Vida: Professora Doutora Hélia Dias (IR do YourPEL) e especialista na área da Gravidez e da Maternidade Professora Doutora Regina Ferreira, especialista na área da Criança e do Jovem Professor Doutor Mário Silva, especialista em Gestão de Regimes Terapêuticos em Pessoas com DCV Professora Doutora Marta Rosa, especialista em Cuidados na Comunidade e Cuidados Continuados Integrados Professora Doutora Alcinda Reis e Professora Doutora Maria Potes Barbas, especialistas na área da Multiculturalidade e Inclusão Social / Literacia Digital Professora Doutora Teresa Coelho, especialista em Saúde Mental Professora Doutora Maria do Carmo Figueiredo e Professora Doutora Paula Pinto, especialista em Pro-moção da Saúde e especialista em Nutrição Professora Doutora Rita Santos Rocha, especialista na área do Desporto e Atividade Física Professor Doutor Filipe Madeira, especialista em Informática – Sistemas de Informação em Saúde. Inte-gram ainda a equipa 3 professores a designar pelas Universidades Europeias e Brasil convidadas. Professor Doutor José Amendoeira, coordenador da UMIS desde 2012, integrando diversas equipas de investigação internas e externas. ORCID – https://orcid.org/0000-0002-4464-8517   como ShortCV
Data da aprovação: Em processo de candidatura
Data de início: Após decisão de aprovação
Data da conclusão: Após decisão de aprovação
Domínio científico e subárea científica: Neurosciences, ageing and degenerative diseases e Biology of ageing
Resumo (objetivos, atividades e resultados esperados) – em PT e/ou EN: O Projeto Health Status Indicator, desenvolve-se ao longo do ciclo vital: Nascimento Gravidez e Período neonatal; Pós-neonatal e Juventude; Vida Adulta;  Envelhecimento (Ativo) Saudável. Na base, este Projeto, remonta a 2013-2015 (PCTA-LIDS-UMIS) tem como promotor o Instituto Politécnico de Santarém – ESSS/UMIS, UI_Ipsantarém. Por considerarmos a relevância de uma abordagem transdisciplinar, essencial à consolidação da Área e Subárea científica da UI_IPSantarém Ciências da Vida e da Saúde-Neurosciences, ageing and degenerative diseases e Biology of ageing, formulámos convites às Escolas: Superior Agrária de Santarém (ESAS); Superior de Educação de Santarém (ESES); Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS); Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM). Estão em curso convites a outros parceiros nacionais (Instituições de Ensino Superior; Câmaras Municipais; ACEs e Hospitais – como copromotores) e internacionais (Universidade de São Paulo – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, enquanto Centro Colaborador da OMS; University of Metropolia – Helsinqi-Finland, Universitée de Limoges -France e Universidade VIVES -Bélgica; todos parceiros de há longos anos. Por consenso entre os parceiros o acrónimo do projeto WHOrYOU_ALL- Healthy Aging, em que WHO, para além de significar QUEM, consolida a abordagem a partir das orientações da OMS/WHO, na identificação das pessoas TODAS ao longo do ciclo vital, numa abordagem que perspetiva o Healthy Aging, como resul-tado da promoção da saúde ao longo da vida. Como finalidade pretendemos contribuir para a criação de uma agenda no âmbito das Políticas Públicas de Saúde através da constituição de um Observatório – Health Status Indicator. Como resultados, pre-tendemos a conceção e concretização de três tipos de produtos, na área das TIC (Portal Web e 2 App – pessoas com doença cardiovascular e diabetes e, pessoas em risco de exclusão social) e da Robótica (Virtual Coach), considerando a população idosa como participante na perspetiva dos «end users». È premente a identificação de parceiros com competência na área da produção dos outputs.   Health Status Indicator Project develops throughout the life cycle: Birth Pregnancy and Neonatal Period; Postnatal and Youth; Adulthood; Healthy (Active) Aging. This project dates back to 2013-2015 (PCTA-LIDS-UMIS) and is sponsored by the Polytechnic Institute of Santarém – ESSS / UMIS, UI_Ipsantarém. As we consider the relevance of a transdisciplinary approach, essential for the consolidation of the UI_IPSantarém Area and Sub-Scientific Area, Life Sciences and Health-Neurosciences, ageing and degenerative diseases and Biology of ageing, we have invited the Schools:Higher  Agriculture School of Santarém (ESAS); Higher Education School of Santarém (ESES); Management and Technology Higher School of Santarém (ESGTS); Higher School of Sport of Rio Maior (ESDRM). Invitations are underway to other national partners (Higher Education Institutions; City Councils; ACEs and Hospitals – as copromotors) and international partners (University of São Paulo – Ribeirão Preto College of Nursing as WHO Collaborating Center; University of Metropolia – Helsinqi -Finland, Universitée de Limoges -France and University VIVES -Belgium; all partners for long years.With consensus among partners the acronym of the WHOrYOU_ALL- Healthy Aging project, in which WHO, in addition to meaning WHO, consolidates the approach from WHO / WHO guidelines on the identification of ALL people throughout the life cycle in a Healthy Aging approach as a result of lifelong health promotion. As a goal we intend to contribute to the creation of an agenda within the Public Health Policies through the establishment of an Observatory – Health Status Indicator. As a result, we aim to design and implement three types of products, in the area of ​​ICT (Web Portal and 2 App – people with cardiovascular disease and diabetes, and people at risk of social exclusion) and Robotics (Virtual Coach), considering the elderly as a participant in the perspective of end users. It is urgent to identify partners with competence in the area of ​​output production.
Link para página do projeto (outros Links): http://umis.ipsantarem.pt/?page_id=651
Outras informações: DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS A PARTIR DOS PROJETOS QUE SUPORTAM A APRESENTAÇÃO DO ATUAL PROJETO
Relativamente à produção dos diferentes projetos da UMIS (2016), apresenta-se o suporte a esta proposta (com publicações e comunicações):
a) YourPEL: Promover e capacitar os jovens para a literacia em saúde to Promote and Empower for Literacy in Health young people Ano de candidatura do projeto ——————————-
b) EPS-Promoção de estilos de Vida Saudáveis – Sexualidade Publicações Dias, H., Cruz, O., Santiago, C., Carreira, T., & Amendoeira, J. (2016). Attitudes and barriers in the inclusion of sexuality: a perspective of nurses from the cardiac area. Atencion Primaria, 48, Espec Cong 1, 9-10  
Dias, H. & Sim-Sim, M. (2016). Teaching and learning sexuality in nursing education. BMC Health Services Research, 16 (3), 31.  
Comunicações em eventos científicos
Dias, Hélia. Knowledge, perceptions and attitudes on the sexuality of nursing students and teachers,  3rd World Congress of Health Research held in the Escola Superior de Saúde de Viseu. 2016.   ——————————
c) EPS-Promoção de estilos de Vida Saudáveis – Alimentação Comunicações em eventos científicos
Cândido, A. (2016) Growing up with weight and measure in Chamusca: A Project of Research-Action 3rd World Congress of Health Research held in the Escola Superior de Saúde de Viseu.  
Godinho, C.;  Cândido, A.; Figueiredo, M.C.;  Dias, H.; Amendoeira, J.: Pinto, C.; Nunes,M.; Martins, R. Growing up with weight and measure in chamusca: a project of research-action. In the 3rd World Congress of Health Research held in the Escola Superior de Saúde de Viseu, Portugal, 29th– 30th september 2016 —————————- d) EPS-Promoção de estilos de Vida Saudáveis – Promoção da Saúde Mental ————————— e) EPS-Consumo de Tabaco nos estudantes do 3º ciclo da Chamusca / Golegã Publicações
André, C., Figueiredo, M. C., Amendoeira, J., Martins, R., Nunes, M., Pinto, C.,  Henriques, L., Tomé, F. & Rainha, L. (2016). To smoke or not to smoke, what determinants? An epidemiological study. Atención Primaria, 48, Especial: 8.  
Comunicações em eventos científicos
André, Clara; Amendoeira, José; Figueiredo, M. C; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Nunes, Marisa; Henriques, Laura; Rainha, Luís; Tomé, Filipa. (2016) Consumo de tabaco nos alunos do 3º ciclo – A realidade de um agrupamento escolar, Conferência – Escolas Promotoras de Saúde Desenvolver no Presente Para Consolidar no Futuro, Rio Maior.  
Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, M. C; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Nunes, Marisa; Henriques, Laura; Rainha, Luís; Tomé, Filipa. (2016) “Consumo de Tabaco nos alunos do 3º Ciclo Um estudo epidemiológico – Fase preliminar”, 8as Jornadas da UCF Materno Neonatal – Cuidar a Saúde, Santarém,
Poster  
Godinho, Ana; Dias, Gonçalo; Rainha, Luís; Machado, Maria R. (2016). “Prevenção do Consumo de tabaco em adolescentes – que sentido de coerência?” ,IX Congresso Hispano-Luso de Estudantes de Enfermagem, Oviedo (Comunicação Oral) – Foi distinguida com o prémio de segunda melhor comunicação.   —————————- f) EPS- Consumo de tabaco na Grávida
Publicações
Cândido, A., André, C., Santiago, M. C., Dias, H., Cruz, O.; Carreira, T. & Amendoeira, J. (2016). “Factores that contribute to tobacco use in pregnant women – Systematic Literature Review”, Atención Primaria 48, Especial : 8 – 9.   Comunicações em eventos científicos
Cândido, Anabela; André, Clara; Santiago, M. C; Dias, Hélia; Cruz, O.; Carreira, T.; Amendoeira, José (2016). Factors that contribute to tobacco use in pregnant women – systematic literature review, 3º World Congress of Health Research, Viseu, (Comunicação Oral)  
Dias, Hélia, Factors that contribute to tobacco use in pregnant women – systematic literature review, 3rd World Congress of Health Research held in the Escola Superior de Saúde de Viseu, 29 e 30 de setembro 2016 ————————- g) EPS-Comer bem para viver melhor em Santarém ————————– i) Indicadores de saúde do concelho de Santarém ————————- j) MeiOS – Mediação Intercultural e Outcomes em Saúde Publicações
Reis, A. (2016). Constrangimentos nos Contextos de Cuidados de Saúde: entre Profissionais de Saúde, Mediadores Interculturais e Imigrantes. Coleção Mediação Intercultural, Alto Comissariado para as Migrações, I.P. Entre Iguais e Diferentes: a Mediação Intercultural Atas das I Jornadas da Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural. ed. Lisboa: Alto Comissariado para as Migrações, I.P., 143-157.   Reis,
A. & Spínola, A. (2016). Saúde das famílias imigrantes: Estratégias pedagógicas na formação em enfermagem. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, 1 (2), 63-69.  
Reis, A. & Spínola, A. (2016). Health of immigrant families: Pedagogical strategies in nursing training. Atención Primaria, 48, n. Espec Cong, 9-9.  
Comunicações em eventos científicos:
Reis, Alcinda. Multiculturalidade nos cuidados de enfermagem à família : um estudo de caso análise. Congresso Investigação “Investigação em qualidade de vida, inovação e tecnologia”. Portugal. 2016.  
Reis, Alcinda. Care process among nurses and immigrants in CSP. 3º World Congress of Health Research. 2016.   Reis, Alcinda. Percursos da Rede de Ensino Superior em Mediação Intercultural em Saúde. III Encontro de Mediação Intercultural em Saúde. Portugal. 2016.
Ana Spínola; Reis, Alcinda. Estratégias para a promoção de competências interculturais nos estudantes de Enfermagem com famílias Imigrantes. I Congresso da RESMI – Contextos e Desafios da Mediação Intercultural. Portugal. 14 e 15 de outubro de 2016.   Reis, Alcinda; Ana Spínola. Comunicação intercultural em saúde: Contributos para a formação e cuidados de enfermagem. Seminário Internacional Comunicação em saúde – Perspetivas e Desafios na Atualidade. Portugal. 2016.  
Reis, Alcinda; Ana Spínola. Os cuidados de Enfermagem com famílias culturalmente diversas: cenários de aprendizagem. 1º Congresso Internacional de estudantes de enfermagem da ESS do IPLeiria. Portugal. 2016.  
Reis, Alcinda. Culturally competent nurses: manage the unpredictability in clinical practice with immigrants. Portugal. 2016.  
2017 Publicações
Ferreira, M., Pintor, M., Amendoeira, J., André, C., Figueiredo, M. C., Martins, R., Pinto, C., Rato, E., Nunes, M., Godinho, A., & Rainha, L. (2017). “[Des]Construir Comportamentos – Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabaco”. Enviado para Publicação em Ebook do VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, Santarém.
Rainha, L., Amendoeira, J., André, C., Figueiredo, M. C., Martins, R., Pinto, C., Rato, E., Nunes, M., Godinho, A., Ferreira & M., Pintor, M. (2017). “Ver… para decidir- Um olhar para a mudança de comportamento”. Enviado para Publicação em Ebook do VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem.
Godinho, A., Amendoeira, J., André, C., Figueiredo, M. C., Martins, R., Pinto, C., Rato, E., Nunes, M., Rainha, L., Ferreira, M., & Pintor, M. (2017). “O Meio Social e Publicidade – Um contributo para resistir às pressões sociais”. Enviado para Publicação em Ebook do VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem.
Martins, R., Rato, E., Pinto, C., Nunes, M., Amendoeira, J., André, C., Figueiredo, M. C., Rainha, L., Godinho, A., Ferreira, M. & Pintor, M. (2017). “Consumo de Tabaco nos Alunos do 3º ciclo”. Enviado para Publicação em Ebook do VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem.
Comunicações em eventos científicos
Dias, H. A vivência da sexualidade. XXIII Jornadas de Cardiologia de Santarém. Portugal. 2017. Godinho, Ana; Amendoeira, José; André, Clara. 2017. Prevenção do consumo de tabaco nos alunos do 3º ciclo: Perspetiva de uma estudante de enfermagem num projeto de investigação. Revista da UIIPS.
Reis, Alcinda. Percurso do Grupo RESMI-Saúde,IV Encontro de Mediação Intercultural em Saúde: Comunicação Intercultural e Saúde em debate,Lisboa,2017 (Comunicação).
Reis, Alcinda. 2017. “Construir competências culturais com estudantes de enfermagem”, Ebook: Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade; CEMRI/UAb, 1: 62 – 63. Rato, Emília; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Nunes, Marisa; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, M. C.; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Rainha, Luís. “Novas Estratégias no Cuidar”, com o tema “Consumo de tabaco nos alunos de 3º ciclo”, VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, Santarém, 2017 (Comunicação); Godinho, Ana (2017) Prevenção do consumo de tabaco nos alunos do 3º ciclo – Perspetiva de uma Estudante de Enfermagem num Projeto de Investigação, VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, Santarém. (Comunicação oral).
Reis, Alcinda. Competências Culturais nos Enfermeiros, I Semana da Multiculturalidade da Associação de Estudantes da ESSS, Santarém,2017 (Conferência ou palestra).
Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Do formar ao cuidar na diversidade cultural das famílias,2017 (Comunicação).
Reis, Alcinda. Mesa Redonda V – Saúde, migrações, globalização e identidades, Congresso Internacional CEMRI/UAb, Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, Lisboa,2017 (Congresso).
Vieira, Magdalena; Reis, Alcinda. Capacitação dos Pais no Pós-Parto para a Promoção da Saúde do Bebé: Uma Revisão Sistemática da Literatura, Workshop Artigos Científicos e Projetos UI-IPS 2017, Santarém,2017 (Comunicação).
Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, M. C.; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emília; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Rainha, Luís. [Des]Construir Comportamentos – Construção de uma atitude assertiva face ao consumo de tabaco, VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, Santarém, 2017, disponível em: http://hdl.handle.net/10400.15/1745, (Póster);
Rainha, Luís; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, M. C.; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emília; Nunes, Marisa; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, Marta. “Ver… para decidir- Um olhar para a mudança de comportamento”, VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, Santarém, 2017, disponível em: http://hdl.handle.net/10400.15/1744, (Póster).
Godinho, Ana; Amendoeira, José; André, Clara; Figueiredo, M. C.; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emília; Nunes, Marisa; Rainha, Luís; Ferreira, Madalena; Pintor, Marta. O Meio Social e Publicidade – Um contributo para resistir às pressões sociais, VI Congresso Luso-Espanhol de Estudantes de Enfermagem, Santarém, 2017, disponível em: http://hdl.handle.net/10400.15/1743, (Póster).
Godinho, Maria C. G. A. E; Reis, Alcinda M. S. S. C.; Spínola, Ana C. “Apre(e)ndendo na multiculturalidade das Famílias”, I Semana da Multiculturalidade da AEESSS, Santarém, 2017 (Poster).
Fernandes, Patrícia (2017) Consulta de Enfermagem ao Doente Portador de Pacemaker Definitivo e Cardioversor Desfibrilhador Implantável. Comunicação oral/Mesa Redonda: VI Congresso Luso-espanhol de Estudantes de enfermagem; Santarém
Fernandes, Patrícia (2017) A pessoa portadora de dispositivo cardíaco. Participação na Mesa Redonda: Consulta de Enfermagem – Um Coração, Diferentes Olhares. XIII Jornadas de Cardiologia de Santarém. Santarém
Cândido, Anabela, Amendoeira, José; Cunha Fátima, Sarroeira, Cassilda; Fernandes, Patrícia; Ribeiro da Silva. H; Silva, Elsa (2017) (In)Formar para Capacitar o portador de CDI e Pacemaker: Uma Análise Qualitativa. Poster: VI Congresso Luso-espanhol de Estudantes de enfermagem; Santarém.
Amendoeira, José; Cândido, Anabela; Cunha, Fátima; Sarroeira, Cassilda; Fernandes, Patrícia; Ribeiro da Silva, Helena; Lino, Alda; Silva, Elsa (2017) Consulta de Enfermagem: Intervenção dos Enfermeiros com as pessoas portadoras de PMD e CDI. Um estudo qualitativo. Artigo submetido para publicação na Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém; ISBN: 2182-9608.
Reis, Alcinda; Spínola, Ana. Construir competências culturais com estudantes de enfermagem. Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade, Lisboa, 2017 (Poster). 2018/19
Publicações
David, A. R.,Tove, A. H.,  Gunilla, B.(2018) The Second Triennial Systematic Literature  Review of European Nursing Research: Impact  on Patient Outcomes and Implications for Evidence-Based Practice.; (p. 9 José Amendoeira  e outros) Worldviews on Evidence-Based Nursing, 1–11. doi 10.1111/wvn.12320
Hélia, D., José, A., Ana, S., Maria, F., Celeste, G., Carla, A., Filipe, M., Manuela, F., José Q., Madalena, F., T. Simões, Rosário, M., A. Duarte, M. Ferreira, M. Pintor (2018).Your PEL – promote and empower for literacy in health in young people: from investigation to action, BMC Health Services Researc. 18 (2), 172-173. URL: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12913-018-3444-8
Amendoeira, J. & Carvalho, E.C. (2018). Simulation and Non-Techical Skills In Pre-hospital Emergency Context: Qualitative Study. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 6 (2), 29 – 40 ISBN: 2182-9608 DOI: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS I321  
Godinho, C. & Amendoeira, J. (2018). Monitorização de um projeto de investigação-ação. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,  6 (2), 20 – 28  ISBN: 2182-9608  DOI:  http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS   Barroso, I. & Amendoeira, J. (2018). O uso da narrativa no paradigma da investigação qualitativa, Revista da UI-IPSantarém, 6 (2), 29-40, ISBN: 2182-9608 DOI:  http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS   Marques, G., Amendoeira, J. & Vieira, M. (2018). Análise do conceito sentir-se abandonado para as pessoas muito idosas na construção do conhecimento em enfermagem. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 6 (2), 41-50. ISBN: 2182-9608 DOI:  http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS  
– Figueiredo, M. C. & Amendoeira, J. (2018). Intervenção contextualizada no dominio da promoção da  saúde.  Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 6 (2), 62-68.  ISBN: 2182-9608  http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS
Godinho, C., Amendoeira, J. & André, C. (2018). Prevenção do consumo de tabaco nos alunos do 3º ciclo – perspetiva de uma estudante de enfermagem num projeto  de investigação. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,  6 (2), 69-79.  ISBN: 2182-9608  DOI:  http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS 
Amendoeira, J., Cândido, A., Saroeira, C., Cunha, F.,  Lino, A., Silva; H.R.,  Fernandes, P. & Silva, E. (2018). Consulta de Enfermagem: Intervenção dos Enfermeiros com pessoas portadoras de PMD e CDI. Um estudo qualitativo. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém,  6 (2), 80-94.  ISBN: 2182-9608  DOI: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS  
Figueiredo, M.C. & Amendoeira, J. (2018). O estudo de caso como método de investigação em enfermagem. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 6 (2), 102-107.  ISBN: 2182-9608 DOI: http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPS
Dias, H., Santiago, C., Cruz, O., André, C., Cândido, A., Carreira, T. & Amendoeira, J. (2018). Programas de Cessação Tabágica no Ciclo Gravídico-Puerperal: Uma Scoping Review. 2.ª Reunião Internacional das Ciências da Saúde, da Lusofonia. Coimbra http://hdl.handle.net/10400.15/2384 
André, C., Cândido, A., Carreira, T., Dias, H., Santiago, C., Cruz, O., Amendoeira, J. (2018) Consumo de Álcool na Mulher Grávida: Uma Scoping Review. 2.ª Reunião Internacional das Ciências da Saúde, da Lusofonia. Coimbra.  http://hdl.handle.net/10400.15/2383
Figueiredo, M. C., Esparteiro, M.; & Amendoeira J. (2018). Literacia em saúde dos jovens sobre alimentação, tabaco, álcool e sexualidade: uma scoping review. 2ª rRACS – Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia  
André, C., Cândido, A., Carreira, T., Dias, H., Santiago, C., Cruz, O., & Amendoeira, J. (2018) Consumo de Álcool na Mulher Grávida: uma Scoping Review.2ª rRACS – Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia  
Reis, A., Spínola, A., Dias, H., Pinto, M. R.& Amendoeira, J. (2018). Anamnese cultural de Enfermagem nas famílias migrantes: uma scoping review, 2ª rRACS – Reunião Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia  
Dias, H., J. Amendoeira, J., Spínola, A.,  Figueiredo, M.,  Godinho, C.,  André, C.,  Madeira, F., Ferreira, M. & Quaresma, J. (2018). Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: Um projeto de investigação-ação, Congresso Internacional da UI_IPSantarém, Santarém, Portugal, fevereiro.  
Dias, H., Amendoeira, J., Spínola, A., Figueiredo, M.C., Godinho, C., André, C., Madeira, F., Ferreira, M., Quaresma, J., Simões, T., Martins, R., Duarte, A. & Pintor, M. (2018). Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: Da investigação à ação, 4th IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, Portugal, Maio.   Atividades de extensão à comunidade
André, Clara; Figueiredo, Maria Carmo; Amendoeira, José; Rainha, Luís; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Oliveira, Miguel; Carrapito, Elisabete; Rodrigues, Sergio. (2018) “Living young, wild and free (of smoke)”, na 2ª Semana dos Hábitos Saudáveis, promovida pelos Serviços de Ação Social do IPSantarém.
André, C., Figueiredo, M. C., Amendoeira, J., Martins, R., Pinto, Cristina; Rato, E., Nunes, M., Rainha, L., Godinho, A., Ferreira, M., Pintor, M. & Oliveira, M. (2018) Partilha de boas práticas para prevenção do consumo de tabaco em contexto escolar – Projeto “Here4You – Passo a Passo …a construir o futuro”, IV Workshop – Formação pré-graduada dos profissionais de saúde em prevenção do tabagismo. Como melhorar a qualidade?, promovido pelo PNPCT da DGS na ESSS do IPSantarém. Programas – Programa de Formação Investigação em Ação- Scoping Review para Professores,da ESSS – Formador (a completar em 2019)
Organização de eventos
André, Clara; Figueiredo, Maria Carmo; Amendoeira, José; Rainha, Luís; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Oliveira, Miguel; Carrapito, Elisabete; Rodrigues, Sergio. (2018) “Living young, wild and free (of smoke)”, na 2ª Semana dos Hábitos Saudáveis, promovida pelos Serviços de Ação Social do IPSantarém.
André, Clara; Figueiredo, Maria Carmo; Amendoeira, José; Martins, Rosário; Pinto, Cristina; Rato, Emília; Nunes, Marisa; Rainha, Luís; Godinho, Ana; Ferreira, Madalena; Pintor, Marta; Oliveira, Miguel. (2018) Partilha de boas práticas para prevenção do consumo de tabaco em contexto escolar – Projeto “Here4You – Passo a Passo …a construir o futuro”, IV Workshop – Formação pré-graduada dos profissionais de saúde em prevenção do tabagismo. Como melhorar a qualidade? promovido pelo PNPCT da DGS na ESSS do IPSantarém.  
Publicações no prelo (2019)
Reis, A. & Spínola, A. (2018). Cuidados de saúde à família migrante doente: da formação à prática clínica. In M. Rangel-S & N. Ramos (Orgs.), Comunicação e Saúde: Perspetivas Contemporâneas. Salvador, Brasil: EDUFBA.  
Figueiredo, M.C., Amendoeira, J., Dias., H., Spínola, A., André, C., Godinho, C., Cruz, O., Cândido, A., Carreira & Santiago, C. (2019). The school of health of Santarém as school health promoter on citizen’s health literacy. European Journal of Public Health, 29 (2), Supplement Proceedings of the 1st International Congress of Health Literacy.  
André, C., Cândido, A., Carreira, T., Santiago, C., Cruz, O. & Amendoeira, J. (2019). Prevention of alcohol consumption among young people: a contribution to health literacy European Journal of Public Health, 29 (2), Supplement Proceedings of the 1st International Congress of Health Literacy.  
Carreira, T., André, C., Cândido, A, Santiago, C., Cruz, O. & Amendoeira, J. (2019). How to Prevent Bullying? European Journal of Public Health, 29 (2), Supplement Proceedings of the 1st International Congress of Health Literacy.  
Ferreira, M., Duarte, J., Campos, S. & Dias, H. (2019) Health Literacy in 3rd cycle Schoolchildren: Preliminary study in a North interior school of Portugal. European Journal of Public Health, 29 (2), Supplement Proceedings of the 1st International Congress of Health Literacy.  
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O/A INVESTIGADOR(A) RESPONSÁVEL, José Amendoeira