Simulação avançada para a tomada de decisão

Acrónimo: Simul4ALL
Designação do projeto (PT/EN): Simulação avançada para a tomada de decisão Advanced simulation for decision making
Código do projeto: N.A.
Objetivo principal: Desenvolver competências no âmbito da intervenção autónoma e numa perspetiva de Enfermagem Avançada Aprofundar a aprendizagem do pensamento crítico e do julgamento clínico em situações de elevada complexidade de cuidados, com recurso à investigação aplicada
Entidade financiadora/Programa de financiamento: PCTA
Região de intervenção: Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
Custo total elegível: N.A.
Apoio financeiro da União Europeia: N.A.
Apoio financeiro público nacional/regional: PCTA entre 2012 e 2015
Taxas de financiamento:  N.A.
Entidade beneficiária: IPSANTARÉM/ESSS/UMIS/AEESSS
Investigador Responsável: José Amendoeira, RN,MSc, Post-PhD
Parceiros: AEESSS; Unidades de Saúde da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo; Agrupamentos Escolares da área de influência da ESSS; Corporações de Bombeiros
Equipa: Celeste Godinho, Alcinda Reis, Mário Silva, Maria Rosário Pinto, Júlia Santos, Isilda Ferreira
Data da aprovação: 2011
Data de início: 2012
Data da conclusão: ATIVO
Domínio científico e subárea científica: Life and Health Sciences & Social Sciences and the Humanities. Biomedicine & Education Sciences
Resumo (objetivos, atividades e resultados esperados) – em PT e/ou EN: Os enfermeiros no âmbito do desenvolvimento das suas competências integram no processo de cuidados com as pessoas, a metodologia científica, com etapas bem definidas, cujos resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem emergem do rigor e competência na sua operacionalização. Podemos mobilizar o conceito de processo de cuidados, ou seja, processo de interação cujo centro de interesse é a pessoa e onde o profissional possui conhecimentos específicos que lhe permitem fazer o diagnóstico e o planeamento do cuidado que ele próprio executa e controla.   A simulação em saúde constitui-se num dos mais inovadores domínios científicos a nível mundial. Segundo fonte já publicada nos EUA em 1999 pelo Institute of Medicine (IOM – To Err is Human: Building a Safer Health System), cerca de 98.000 mortes anuais nos hospitais estão diretamente relacionadas com “erros médicos”. O mesmo documento sublinha a importância do reforço do treino de estudantes, profissionais e equipas de saúde e leigos, através dos diferentes tipos de simulação.   In the scope of the development of nurse’s competences, integrate in the process of caring for the people use the scientific methodology, whose sensitive results to the nursing care emerge from the rigor and competence in its operationalization. We can mobilize the concept of care process, that is, interaction process person centered and where the professional has specific knowledge that allows him to make the diagnosis and planning of care that he himself executes and controls.   Health simulation is one of the most innovative scientific fields in the world. About 98,000 annual deaths in hospitals are directly related to “medical errors,” according to a 1999 US Institute of Medicine (IOM) report. The same document emphasizes the importance of strengthening the training of students, professionals and health teams and lay people, through the different typology of fidelity simulation.
Link para página do projeto (outros Links): http://umis.ipsantarem.pt/?page_id=787
Outras informações:   Artigo(s) em revista(s) científica(s) com peer review
Amendoeira, J., & Carvalho, E. (2018). Simulation and Non-Techical Skills In Prehospital Emergency Context: Qualitative Study. Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, 6(2), 29 – 40. http://ojs.ipsantarem.pt/index.php/REVUIIPSI3 21
Janaina G P Nunes, José J P Amendoeira M, Diná A L M Cruz, Kathie Lasater EdD, Sheila C R; V Morais; Emilia C Carvalho (In Press) Clinical judgment and diagnostic reasoning of nursing students in high fidelity clinical simulation. Nurse Educator (No prelo)  
Amendoeira, José; Carvalho, Emília Campos de; Ferreira, Regina (2018) A simulação em enfermagem no desenvolvimento de competências não técnicas em contexto de emergência pré-hospitalar: Survey. Revista Servir   Publicações em Congressos e Conferências
Amendoeira, J., Silva, M., Godinho, C., Reis, A., Pinto, M. R. & Santos, J. (2018). Simulação avançada para a tomada de decisão. Congresso Internacional Supervisão Pedagógica: Práticas Inovadoras no Século XXI. Viseu.
Amendoeira, José; Caldeira, Sílvia; Carvalho, Campos de Emília (2015). SIMULATION AND ETHICS IN NURSING: A SYSTEMATIC REVIEW. HPSN EUROPE 2015, Person centered Healthcare: Creating successful Simulation Solutions. Madrid  
Amendoeira, José; Carvalho, Campos de Emília (2015). Simulation and nontechnical Skills in CPR, in PreHospital Emergency Care. HPSN EUROPE 2015, Person centered Healthcare: Creating successful Simulation Solutions. Madrid  
Amendoeira, José (2015) ÉTICA EM SIMULAÇÃO. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Brasil  
Amendoeira. José (2015) Estratégia para aquisição e desenvolvimento de competências em emergência – A simulação. PRIMEIRO CONGRESSO CIENTÍFICO – ACADEMIC INTERNATIONAL NETWORK. Grupo Educacional Unis. Varginha, Minas Gerais – Brasil  
Amendoeira, José; Carvalho, Campos de Emília (2015). Simulation as an educational strategy to develop Non-technical Skills, in pre-hospital emergency. Metropolia University of Applied Sciences. Helsinky. Finland  
Amendoeira, José (2014) A simulação como estratégia de formação avançada de profissionais em contexto de emergência pré-hospitalar. Santarém, Congresso UIIPS  
Amendoeira, José (2014). Simulation as a strategy to promote specialized Competencies of nurses in pre-hospital emergency care. Sharing care and compassion with simulation. UK Simulation in nursing, midwifery & allied health conference  
Amendoeira, José (2014). A Simulação no desenvolvimento de competências não técnicas em emergência pré-hospitalar. A intervenção de enfermagem no evento RCP. Santarém, Seminário Metodológico Diferentes Olhares do Paradigma Qualitativo http://umis.ipsantarem.pt/wp-content/uploads/2014/10/1.pdf  
Amendoeira, José (2014) A Simulação como estratégia promotora da segurança do doente – Do virtual à realidade. Universidade Federal de São Carlos, Brasil
   
O/A INVESTIGADOR(A) RESPONSÁVEL, José Amendoeira