YourPEL

Acrónimo: Your PEL
Designação do projeto (PT/EN): Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem Promote and empower for literacy in health in young people
Código do projeto:   02/SAICT/2016  
Objetivo principal: Desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade no 3º ciclo do ensino básico e monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas
Entidade financiadora/Programa de financiamento: Referência POCI-01-0145-FEDER-023386
Região de intervenção: NACIONAL
Custo total elegível: 149.994,07  €  
Apoio financeiro da União Europeia:
Apoio financeiro público nacional/regional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Taxas de financiamento:   
Entidade beneficiária: Instituto Politécnico de Santarém-Escola Superior de Saúde de Santarém
Investigador Responsável: Hélia Maria da Silva Dias RN, MSc, PhD
Parceiros: 1.a) Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém 2.b) Escola Superior de Saúde de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu 3.c) Escola Superior de Saúde de Leiria – Instituto Politécnico de Leiria 4.d) Agrupamento de Escolas de Golegã, Azinhaga e Pombalinho 5.e) Agrupamento de Escolas da Chamusca
Equipa:   Amendoeira, José, PhD/IPSantarém-ESSS-UMIS; Ui-IPS; CIIS-UCP Spínola, Ana, PhD/IPSantarém-ESSS-UMIS; Ui-IPS; CEMRI-UAB Pereira, Mª Carmo, MsN/ IPSantarém-ESSS-UMIS; Ui-IPS; CIIS-UCP André, Clara, MsN/ IPSantarém-ESSS-UMIS; Ui-IPS Godinho, Celeste, MsN/ IPSantarém-ESSS-UMIS; Ui-IPS;   Ferreira, Manuela, PhD/IPViseu Coelho, José Carlos, PhD/IPLeiria Madeira, Filipe, PhD/IPSantarém-ESGTS; Ui-IPS;
Data da aprovação: Junho 2017
Data de início: Julho 2017
Data da conclusão: Outubro 2019
Domínio científico e subárea científica: Ciências da Vida e da Saúde / Diagnostic, therapies and public health / Epidemiologia
Resumo (objetivos, atividades e resultados esperados) – em PT e/ou EN: As mudanças ocorridas nos últimos anos na saúde da população portuguesa melhoraram significativamente, contudo, os jovens requerem particular atenção relativamente, aos determinantes da saúde relacionados com o estilo de vida. A evidência científica em promoção da saúde em meio escolar, a inovação e a necessidade de recentrar a ação nos resultados implica o desenvolvimento de intervenções mais adequadas à população jovem. Além de capacitar as pessoas e as comunidades para agir, implica reconhecer as suas competências e potencialidades e facilitar as suas escolhas. Integrando uma visão alargada, cria-se o projeto “Your PEL Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem” com a finalidade de ajudar esta geração a atingir a plenitude do seu potencial de saúde. Centra-se numa abordagem da saúde ao longo do ciclo de vida, especificamente uma juventude à procura de um futuro saudável e integra três áreas específicas: alimentação, consumos nocivos e sexualidade. São objetivos: desenvolver um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde desenvolvidos em meio escolar nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade ao nível do 3º ciclo do ensino básico e monitorizar os determinantes de saúde e a efetividade das estratégias desenvolvidas. Trata-se de um projeto multiregiões alinhado com a estratégia nacional de especialização inteligente, numa parceria entre três Institutos Politécnicos e dois Agrupamentos de Escolares enquanto instituições beneficiárias e um ACES enquanto instituição não beneficiária. A mobilização de diferentes complementaridades das instituições como atividades de investigação e desenvolvimento na área da educação para a saúde e construção e validação de instrumentos, a que se alia a vertente tecnológica, justificam a importância do seu desenvolvimento. A participação de instituições da área da educação e da saúde contribui para o desenvolvimento de sinergias em prol de mudanças necessárias para a obtenção de ganhos em saúde. As atividades definidas integram um plano de trabalho coerente. Destacam-se: conceção do instrumento de avaliação do impacto do programa de educação para saúde, desenvolvimento de plataforma web de comunicação e criação dum programa de intervenção na população escolar do 3º ciclo do ensino básico nas áreas da alimentação, consumos nocivos e sexualidade. O plano de divulgação de resultados e disseminação do conhecimento é consonante com a abrangência territorial alargada e corresponde aos domínios da saúde e das tecnologias aplicadas à saúde. O impacto do conhecimento científico e tecnológico gerado pelo projeto e disseminado contribuirá para a valorização regional e nacional, numa lógica de translação do conhecimento.   The changes in recent years in the health of its population has improved significantly, however, young people require special attention regarding, the determinants of health-related lifestyle. The scientific evidence in health promotion in schools, innovation and the need to refocus the action on the results implies the development of more appropriate interventions to young people. In addition to empowering people and communities to act, implies recognizing their skills and potential and to facilitate their choice. Integrating a broad vision, it creates the project “Your PEL To promote and empower for literacy in health among young people” in order to help this generation achieve their full health potential. It focuses on health approach throughout the life cycle, specifically a youth looking for a healthy future and has three specific areas: food, harmful consumption and sexuality. The objectives: to develop an impact assessment tool for education programs for health developed in schools in the areas of food, harmful consumption and sexuality at the 3rd cycle of basic education and monitor the determinants of health and the effectiveness of strategies developed. It is a multi-region project aligned with the national smart specialization strategy, a partnership between three polytechnic institutes and two school groups as beneficiary institutions and ACES as a non-beneficiary institution. The mobilization of different complementarities of institutions such as research and development activities in education for health and development and validation instruments, which combines the technological part, justify the importance of their development. The participation of educational and health care institutions contributes to the development of synergies in favour of changes needed to achieve health gains. The defined activities form part of a coherent work plan. Include design of the evaluation instrument of the impact of health education program, web communication platform development and creation of an intervention program in the school population of the 3rd cycle of basic education in the areas of food, harmful consumption and sexuality. The plan for dissemination of results and dissemination of knowledge is in line with a broad territorial coverage and corresponds to the fields of health and technology applied to health. The impact of scientific and technological knowledge generated by the project and disseminated will contribute to regional and national recovery, within a knowledge translation logic.
Link para página do projeto (outros Links): http://yourpel.ipsantarem.pt/
Outras informações: Publicações e Comunicações: – Apresentado – H. Dias, J. Amendoeira, A. Spínola, M. Figueiredo, C. Godinho, C. André, F. Madeira, M. Ferreira, J. Quaresma, “Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: Um projeto de investigação-ação”, Congresso Internacional da UI_IPSantarém, Santarém, Portugal, fevereiro 2018 Publicado
– F. Madeira, H. Dias, “Como as Redes Sociais podem apoiar na Literacia em Saúde os Adolescentes”, Congresso Internacional da UI_IPSantarém, Santarém, Portugal, fevereiro 2018 – Apresentado – H. Dias, “Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem – a realidade de um projeto”, X Congresso Hispanoluso de Estudiantes de Enfermeria, Oviedo, Espanha, março 2018 – Apresentado
– H. Dias, J. Amendoeira, A. Spínola, M. Figueiredo, C. Godinho, C. André, F. Madeira, M. Ferreira, J. Quaresma, M. Ferreira, T. Simões, R. Martins, A. Duarte, M. Ferreira, M. Pintor, “Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia em saúde na população jovem: Da investigação à ação”, 4th IPLeiria’s International Health Congress, Leiria, Portugal, Maio 2018 – Publicado – H. Dias, J. Amendoeira, A. Spínola, M. Figueiredo, C. Godinho, C. André, F. Madeira, M. Ferreira, J. Quaresma, M. Ferreira, T. Simões, R. Martins, A. Duarte, M. Ferreira, M. Pintor, “Your PEL – promote and empower for literacy in health in young people: from investigation to action”, BMC Health Services Research 2018, 18 (Suppl 2):684, pp.172-173, maio 2018. URL: https://bmchealthservres.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12913-018-3444-8 – Apresentado
– F. Madeira, H. Dias, “Como as redes sociais podem apoiar na literacia em saúde os adolescentes”, Conferência na Escola Superior de Gestão e Tecnologia – Criação de Valor em Saúde, Santarém, Portugal, junho 2018 – Apresentado
– F. Madeira, H. Dias, “Revisão Preliminar ao Impacto das Ferramentas Mídias Sociais na Literacia em Saúdo na População Jovem” – 18º Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Santarém, Portugal, outubro 2018 – Apresentado – F. Madeira, H. Dias, “Portal web para potenciar a Literacia em Saúde na População Jovem” – 18º Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, Santarém, Portugal, outubro 2018. – Publicado
– F. Madeira, H. Dias, “Revisão Preliminar ao Impacto das Ferramentas Mídias Sociais na Literacia em Saúde na População Jovem”, Atas da 18ª Conferência Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, pp. 53, outubro 2018. URL: http://capsi2018.apsi.pt/Docs/eBook_CAPSI%202018p.pdf -Apresentado – Dias H (2019). Literacia para a saúde na população jovem: perspetivas, oportunidades e desafios. Conferência inaugural do 1º Congresso Internacional em Literacia para a Saúde – Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém; 16 de maio. -Apresentado –
C Godinho, H Dias, J Amendoeira, MC Figueiredo, A Spínola, C André, A Duarte (2019) “Construção e validação de um questionário sobre o impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar: o questionário Your PEL” (apresentação em Mesa Redonda – Abordagens metodológicas em Literacia para a Saúde); 1º Congresso Internacional em Literacia para a Saúde – Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém; 16 de maio -Apresentado
-C André, H Dias, J Amendoeira, MC Figueiredo, A Spínola, C Godinho, A Duarte (2019) “O impacto de um programa de educação para a saúde suportado numa plataforma digital «Your PEL»: Resultados preliminares” (apresentação em Mesa Redonda – Literacia para a saúde em Portugal: contextos e políticas); 1º Congresso Internacional em Literacia para a Saúde – Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém; 17 de maio – Publicado
– H Dias, J Amendoeira, A Spínola, M Figueiredo, C André, C Godinho, M Ferreira, J Quaresma, F Madeira, J Duarte, Your PEL questionnaire development – evaluation of the impact of health education programs in schools., European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_1, April 2019, ckz034.064, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz034.064 – Apresentado
– MC Figueiredo, J Amendoeira, H Dias, A Spínola, C André, C Godinho, O Cruz, A Cândido, T Carreira, C Santiago. (2019) The school of health of Santarém as school health promoter on citizen’s health literacy (comunicação oral); 1º Congresso Internacional em Literacia para a Saúde – Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém.16 e 17 de maio de 2019
Publicado
– M C Figueiredo, J Amendoeira, H Dias, A Spínola, C André, C Godinho, O Cruz, A Cândido, T Carreira, C Santiago, O1 The school of health of Santarém as school health promoter on citizen’s health literacy, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June 2019, ckz094, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz094 -Apresentado
– MC Figueiredo, H Dias, J Amendoeira, A Spínola, C André, C Godinho, A Duarte, M Pintor, M Ferreira (2019) Impact evaluation of literacy on health in school from the third cycle of basic education: a scoping review. (comunicação oral) 1º Congresso Internacional em Literacia para a Saúde – Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém.16 e 17 de maio de 2019. – Publicado
– M C Figueiredo, H Dias, J Amendoeira, A Spínola, C André, C Godinho, A Duarte, M Pintor, M Ferreira, O8-Impact evaluation of literacy on health in school from the third cycle of basic education: a scoping review, European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June 2019, ckz098.004, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz098.004 -Publicado – P Guia, A Spínola,  Barroso, H Dias (2019).  The needs expressed by adolescents about health literacy on the web platform “Your PEL”. (resumo comunicação oral) European Journal of Public Health, Volume 29, Issue Supplement_2, June 2019, ckz097.005, https://doi.org/10.1093/eurpub/ckz097.005 – Apresentado
– H. Dias, J. Amendoeira, A. Spínola, M. C. Figueiredo, C. André, C. Godinho, F. Madeira, M. Ferreira, J. Quaresma, J. Duarte, “Your PEL – Promover e Empoderar para a Literacia na população jovem. Projeto desenvolvido no âmbito do ensino superior português”, V Congresso Internacional da ACINNET, Belo Horizonte, Brasil, Maio 2019 – Apresentado
– C. Godinho, C. André, H. Dias, J. Amendoeira, A. Spínola, M. C. Figueiredo, F. Madeira, M. Ferreira, J. Quaresma, J. Duarte, “Construção de um instrumento de avaliação do impacto dos programas de educação para a saúde em meio escolar – Projeto Your PEL”, V Congresso Internacional da ACINNET, Belo Horizonte, Brasil, Maio 2019 – Apresentado
– F. Madeira, J. Duarte, H. Dias, J. Amendoeira, A. Spínola, M. C. Figueiredo, C. Godinho, C. André, “Plataforma de intervenção em promoção da literacia na população jovem – Your PEL”, V Congresso Internacional da ACINNET, Belo Horizonte, Brasil, Maio 2019 – Apresentado
– H Dias (2019) “YourPEL_Promoção da Saúde, Empowerment e Literacia para a Saúde: Olhar o Futuro”.  Seminário Teórico Metodológico – Mesa Redonda “A Investigação na Produção de Instrumentos de Capacitação e Avaliação da Literacia para a Saúde”. Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Santarém, 25 de junho de 2019.  
   
O/A INVESTIGADOR(A) RESPONSÁVEL, Hélia Maria da Siva Dias